O Facebook tentando melhorar sua reputação com seus usuário decidiu então tomar responsabilidade da situação e decidiram fazer o que deve ser feito. A empresa de Zuckerberg lançará na próxima semana um serviço para o combate das tão complicadas fake news a intenção do programa é verificar todas as notícias lançadas através de uma parceria com duas empresas nacionais de checagem de fatos; a Aos Fatos e a Agência Lupa.
O objetivo da empresa e recolher todas as informações acusadas na comunidade do Facebook e averiguar se a informação é realmente verdadeira, caso seja falsa a página ou grupo será notificado pelo próprio Facebook e serão punidas com uma redução de notícias publicadas pelos administradores da página, além de impedir o impulsionamento de novos post com fake news.
Caso as publicações de notícias fake news continuem sendo publicadas nas páginas, os administradores não poderão mais promover nenhum tipo de post ou anúncio na plataforma. Segundo o Facebook o mesmo método foi sendo usado no EUA desde o fim de Março deste ano e já conseguiram alcançar uma margem de 80% de corte na distribuição de fake news no Facebook.
Os boatos de que essas informações foram utilizadas para manobra de campanhas políticas norte-americanas em 2016 fazendo com isso a empresa ter sido bastante criticada pela demora de observar e tomar alguma atitude com relação a esse problema.
Feed