Home / Notícias / Notícias Tecnológicas / Conheça a Profissão do Momento – O Desenvolvedor Cidadão

Conheça a Profissão do Momento – O Desenvolvedor Cidadão

0
(0)

O mercado mundial e todos os avanços tecnológicos estão fazendo com que as corporações sejam cada vez mais obrigadas a se modernizar e a internet estão fazendo com que os negócios sejam executados cada vez mais na velocidade da luz por conta disso, elas precisam também seguir esse fluxo, felizmente os métodos antigos de negociação ou vendas estão ficando cada vez mais no passado já que as organizações precisam preparar todo um novo cenário interno mais moderno e enxuto onde um funcionário exerce hoje em dias muitas funções e por conta desse pensamento que chamado “DESENVOLVEDOR CIDADÃO” nasceu uma das novas profissões tecnologicamente necessitadas (já que o setor de TI causa auto investimento para as empresas), mas o que seria essa nova profissão? Bom o desenvolvedor cidadão nada mais nada menos é o profissional que atende a organização realizando trabalhos de criação de programas e aplicativos mais básicos, mas de alta qualidade mesmo sem ser um profissional direto da área de tecnologia da informação.

 

O QUE É SER UM DESENVOLVEDOR CIDADÃO?

Um citizen developer ou desenvolvedor cidadão nada mais é do que um profissional que auxilia as empresas criando aplicativos mais simples (mas com alto potencial) para atender melhor o setor de negócios das empresas mesmo não tendo nenhum conhecimento técnico de programação ou desenvolvimento.

Esse profissional não é um especialista em programação e leitura de código, ele apenas elabora e desenvolve projetos de criação de aplicativos mais simples e práticos para as empresas utilizando ferramentas mais simples e que não precisam especificamente de altos conhecimentos de código para elaborar esses aplicativos e facilitar o trabalho das organizações.

Claro que precisa ser ressaltado aqui que um profissional desenvolvedor cidadão não é um programador, portanto não pode estar classificado como um profissional de TI, apesar disso o desenvolvedor cidadão tem um importante papel na criação dessas ferramentas utilizando de métodos mais práticos para criar esses aplicativos.

 

Você também pode gostar:

 

VOCÊ SABE O QUE É LOW CODE E NO-CODE?

o low code é uma plataforma de baixo código onde mais simples onde outros tipos de profissionais podem se aventurar na criação de aplicativos completos e de boa qualidade e o que mais chama atenção nessa plataforma é sua capacidade visual o que facilita ainda mais o trabalho desses não programadores. Em contra partida as plataformas de no-code como o nome já explica são plataformas sem nenhum tipo de código para criar soluções, diferente das plataformas low code onde possui o mínimo de código semi-prontas e modulados utilizados pelos programadores.

O mais importante disso tudo é a facilidade na criação de soluções mais simples e praticas diminuindo assim o peso do setor de TI que fica apenas responsável pelos modelos mais complexos e de maior responsabilidade para uma organização.

 

A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVEDOR CIDADÃO NO MERCADO

Para as organizações muitos são os benefícios para chegada do profissional cidadão tanto tecnicamente quanto para economia interna das empresas já que esse tipo de profissional pode não só entregar soluções simples, rápidas e praticas para seus negócios quanto para investimento de profissionais da área de TI (já que o mercado de programação é tão competitivo e de alto investimento) além de ter uma demanda muito grande desses profissionais e isso acaba carecendo de encontrar novos talentos que possam ascender e agregar nas soluções dos problemas das organizações, vale ressaltar também que com a sobrecarga do setor de TI muitas vezes fica difícil exigir do setor criar soluções práticas e em tempo curto para resolver os problemas das empresas sendo as vezes essas empresas até serem obrigadas a procurar soluções externas ou até mesmo terceirizar esse tipo de serviço.

 

QUAIS PONTOS DE UMA ORGANIZAÇÃO ESSE PROFISSIONAL ATENDE MAIS?

O desenvolvedor cidadão por serem em usa maioria profissionais do próprio setor eles por sua vez consegue compreender melhor o que o seu setor mais precisa por conta disso os principais setores de uma organização são os mais atendidos como recursos humanos, financeiro, marketing e atendimento ao cliente facilitando assim a possibilidade de construção novas ferramentas para melhoria desses setores. Os desenvolvedores cidadão são em sua maioria especialista em uma das áreas citadas ocupando assim altos cargos nas organizações como gerentes de departamentos, por exemplo, ou até mesmo colaboradores individuais. O que diferencia um profissional do outro é a capacidade de criar novas soluções digitais para as organizações.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens em Destaque

Forúns Recentes

  • No posts found

Social Icons