O crescimento da eletrificação no setor de motos
A eletrificação já se consolidou no setor automobilístico, e as motocicletas seguem essa tendência, apesar da queda nas vendas no Brasil em 2024. Mesmo com esse cenário, o mercado das motos elétricas tem grande potencial de crescimento. Observando essa oportunidade, as principais fabricantes começaram a investir e trazer seus modelos para o país.
Ainda em uma fase inicial, considerada “período de testes”, a japonesa Yamaha foi pioneira entre as grandes montadoras ao introduzir suas primeiras motos elétricas no Brasil. Pouco tempo depois, a Honda seguiu o mesmo caminho, anunciando sua entrada no segmento, e é provável que outras marcas também apresentem novidades em breve.
Shineray: A pioneira no mercado brasileiro de motos elétricas
Antes mesmo da chegada das gigantes japonesas, a Shineray se destacou como a principal marca a manter motocicletas elétricas em seu portfólio no Brasil. A empresa ocupa a quarta posição no ranking de vendas de motos eletrificadas no país, com modelos como:
Shineray SE1
Shineray SE2
Shineray SE3
Shineray SHE-E
A Shineray vem consolidando sua presença nesse segmento, mas com a chegada de Yamaha e Honda, a competição promete se acirrar.
Yamaha: A primeira grande japonesa a investir no Brasil
A Yamaha foi a primeira fabricante japonesa de grande porte a trazer uma motocicleta elétrica ao Brasil. O modelo Neo’s Connected, anunciado no final de 2024, já está programado para ser produzido na fábrica da Yamaha em Manaus.
A Neo’s Connected conta com um motor elétrico acoplado diretamente à roda traseira, proporcionando 3,1 cv de potência e torque de 13,8 kgfm. Além disso, o modelo vem equipado com iluminação em LED e duas baterias removíveis que levam até 9 horas para recarga completa.
A resposta da Honda e sua aposta para 2025
Poucos dias após o anúncio da Yamaha, a Honda confirmou oficialmente que lançaria uma motocicleta elétrica no Brasil em março de 2025. Embora não tenha especificado qual modelo será comercializado no país, a marca já revelou na Índia dois novos modelos elétricos: Honda Activa e: e Honda QC1.
Honda Activa e:
Projetada para deslocamentos urbanos, essa scooter elétrica possui um motor comparável a uma moto a combustão de 110 cm³, com potência de 6,0 kW (8 cv) e torque de 2,2 kgfm. Sua autonomia é de até 102 km, e o modelo conta com modos de pilotagem diferenciados.
Honda QC1
Com proposta semelhante à Activa e:, a QC1 se destaca por ser ainda mais compacta e voltada para curtos trajetos urbanos. Sua bateria de 1,5 kWh oferece uma autonomia de 80 km, e a velocidade máxima do modelo é de 50 km/h.
A grande questão agora é se a Honda realmente cumprirá sua promessa de trazer um modelo elétrico para o Brasil até março de 2025, ou se essas motos permanecerão apenas no mercado indiano.
Yamaha lança a primeira moto híbrida do Brasil
Enquanto aguardamos os lançamentos da Honda, a Yamaha segue inovando. Recentemente, a marca anunciou a chegada da Fluo ABS Hybrid Connected, a primeira motocicleta híbrida do Brasil. O modelo, que será comercializado a partir de fevereiro de 2025 por R$ 16.690, combina um motor elétrico com um motor a combustão de 125 cm³.
O diferencial dessa scooter é a tecnologia Power Assist, que utiliza o motor elétrico para auxiliar a combustão em situações de maior exigência, como partidas, acelerações e subidas. O motor a combustão gera 8,3 cv de potência a 7.000 rpm e 1,0 kgfm de torque a 5.000 rpm. Segundo a Yamaha, essa tecnologia proporciona uma economia de combustível de até 12% em comparação à geração anterior.
História da Yamaha
A Yamaha Motor Company foi fundada em 1955 no Japão e rapidamente se destacou como uma das principais fabricantes de motocicletas do mundo. Seu primeiro modelo, a YA-1, já demonstrava o DNA inovador da empresa. Ao longo dos anos, a Yamaha expandiu sua atuação, sendo pioneira na introdução de novas tecnologias e no desenvolvimento de motocicletas para diferentes segmentos, como esportivas, urbanas e off-road.
Além das motocicletas, a Yamaha também fabrica motores de popa, veículos aquáticos, motores industriais e até instrumentos musicais. No Brasil, a marca tem uma forte presença e uma fábrica em Manaus, onde muitos de seus modelos são produzidos.
História da Honda
A Honda Motor Co., Ltd. foi fundada em 1948 por Soichiro Honda. Inicialmente, a empresa focava na produção de motores para bicicletas, mas logo evoluiu para se tornar a maior fabricante de motocicletas do mundo. Seu primeiro modelo de sucesso foi a Dream D-Type, lançada no início dos anos 1950.
Ao longo das décadas, a Honda consolidou sua reputação com modelos icônicos como a CG 125, a CB 750 e a Africa Twin. Além das motos, a Honda se tornou um dos maiores fabricantes de automóveis e motores do mundo, sendo referência em eficiência, durabilidade e inovação tecnológica.
O futuro das motos elétricas no Brasil
Com a chegada da Yamaha Neo’s Connected e da Fluo ABS Hybrid Connected, além da expectativa pelo modelo elétrico da Honda, o Brasil se prepara para um novo momento no mercado de motos eletrificadas. Atualmente, a Shineray lidera as vendas no segmento, mas com as grandes fabricantes entrando na disputa, o cenário promete mudanças significativas.
Se a Honda cumprir sua promessa e trouxer uma moto elétrica em março de 2025, o Brasil poderá contar com até 7 modelos eletrificados ainda no primeiro semestre do ano.
E você, leitor?
Qual dessas motos elétricas ou híbridas chamou mais sua atenção? Você prefere a Yamaha, com sua inovação no segmento híbrido, ou a Honda, com seu compromisso de trazer novos modelos elétricos? Deixe sua opinião nos comentários!
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