Desde que o Nióbio foi encontrado em 1801 por um Químico Inglês com todo o seu potencial para transformar as propriedades de outros minérios o mercado mundial de metalurgia principalmente não foi mais o mesmo, pois o Nióbio foi capaz de revolucionar os mercados de metalurgia, saúde, Infraestrutura, mobilidade urbana, mercado de celulares e automóveis além da engenharia aero espacial. Apesar de o minério pertencer à tabela periódica ele foi adicionado nos anos de 1864 por conta da confusão com os nomes já que o minério possuía dois nomes “o Nióbio e Colúmbio” e no final de tudo a minério acabou recebendo o nome de Nióbio mesmo e sua nomenclatura na tabela periódica ficou conhecido com a sigla “Nb”.
Felizmente o país com maior mercado do minério é justamente o Brasil detendo 90% de todo mercado mundial e sua pioneira em investimento e desenvolvimento da aplicação do minério é a campainha Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e com ajuda de muitas parcerias (principalmente com universidades) nas décadas de 70 e 80 fez com que se aplicasse o importante papel desenvolver conhecimento técnico para ampliar e explicar ao mundo a produção correta do Nióbio puro. Essas parcerias fizeram da CBMM referência no mundo em relação a exemplos de cooperação entre centros de pesquisa e indústria.
APLICAÇÃO DO NIÓBIO
O Nióbio tem uma potente importância na aplicação e melhorias das propriedades das ligas metálicas por sua absurda resistência à corrosão, calor e ao desgaste com isso formando aços mais resistentes, por isso que os Estados Unidos é um dos maiores consumidores do minério por parte da indústria aeroespacial e outras empresas também do ramo automobilístico, bélico, eletrônico inclusive nuclear. Sua capacidade de aumentar a condução dos materiais e sua resistência ao calor permite que o Nióbio forme carbonetos pela afinidade ao carbono e ao hidrogênio sendo assim impedindo o carbono de chegar a pequenos lugares de grãos de liga.
MERCADO AUTOMOBILÍSTICO
Um bom exemplo da aplicação do Nióbio é na aplicação dos novos carros elétricos com função de carregamento de bateria sem uso de cabos, isso mesmo tudo via sem fio e tudo isso é possível com a produção de uma nova liga em forma de fita onde possui 6% de Nióbio e são 10 mil vezes mais fina do que grãos de aço, essa fita é chamada de nanocristais e suas propriedades magnéticas facilitam o carregamento sem fio desses automóveis.
MERCADO MOBILE
A aplicação do Nióbio no mercado Mobile segue da inserção da fita de nanocristal dentro dos celulares e fazer com a fita não interfira no carregamento e vice-versa. A fita também é um excelente medidor preciso de energia melhorando assim o seu uso na evolução do Wireless.
CONCLUSÃO
Bom claro que não precisa explicar mais muito sobre a importância do Nióbio para o Brasil sendo que detemos 98% de todo o mercado mundial, suas aplicações científicas e tecnológicas fazem dele uns recursos obsoleto para o futuro da economia brasileira já que o nosso país é uma grande mina de ouro puro e não somente por conta do Nióbio, mas também por tantos outros recursos naturais.